Kawasaki ZX-4R Forum banner

Como você entrou?

1 reading
11K views 13 replies 10 participants last post by  Fiddyone  
#1 ·
Pergunta para a comunidade - como fez o amaciamento da sua ZX4R/RR? E quantos quilómetros/km fez até acelerar a fundo? Mandou logo na primeira volta ou seguiu o período de amaciamento e as instruções recomendadas sem desvios?

Comportei-me bem no geral, mas desviei-me do amaciamento recomendado mais cedo. Não forcei, e também reduzi muitas vezes as mudanças.

#2 ·
Eu meio que caí em algum lugar no meio dos dois extremos dos amaciamentos. Eu não passei de 10k rpm por cerca de 100 milhas e não passei de cerca de metade do acelerador. As milhas 200-500 foram gradualmente mais normais de pilotagem e não se preocupando com quanto acelerador eu dei, mas só fui WOT algumas vezes, mas não acima de cerca de 12k rpm. Eu troquei meu óleo em 6XX milhas e peguei meu flash ecu de vcyclenut e dei tudo. Também adicionarei que ainda não bati no limitador de rotação, mas levei a 15k rpm (indicado no tacômetro).

#3 ·
Eu fui com calma: https://www.zx4rforum.com/threads/gentle-break-in-on-tight-austrian-road.1229 e https://www.zx4rforum.com/threads/break-in-on-austrian-mountain-pass.1230 Mas assim que o amaciamento terminou, forcei: https://www.zx4rforum.com/threads/f...ide-after-1000km-service-break-in-on-super-twisty-mountain-road-in-germany.1242 Existem diferentes filosofias e eu tenho uma tendência para a suave, sem arrependimentos. Mas também sei que é importante forçar logo depois para evitar um motor preguiçoso. Sem motores preguiçosos nesta casa :giggle: Acredito fortemente que andar com um motor de motocicleta com força regularmente (quando totalmente quente!) é muito mais relevante do que qualquer método de amaciamento.

#6 ·
Eu li sobre a rodagem severa no método de rodagem severa do Moto Man há algum tempo
Sim, exatamente essa única fonte tem sido compartilhada inalterada há anos, eu vi esse mesmo site pela primeira vez há uns 15 anos. De forma alguma estou dizendo que está errado, mas o simples fato de que os proponentes parecem compartilhar essa única fonte há mais de 15 anos me mostra uma falta de evidências, me empurrando para o outro lado :)

Obrigado @AV80R por finalmente postar outra fonte.

#8 ·
Lembro-me do MC Garage, mas acho que não promovia uma invasão particularmente agressiva? Acho que eles estavam mais na linha de "se estiver quente, não importa muito", o que parece ser uma opinião mais comum hoje em dia, também entre as pessoas da indústria de construção de motores.

#9 ·
Acabei de assistir ao vídeo da MC Garage novamente, que eu acho que fez um trabalho muito melhor (mais metódico) do que o antigo site da Moto Man (nenhum dos dois tem um tamanho de amostra grande e uma abordagem científica ao mesmo tempo) e o resultado entre uma rodagem difícil e uma rodagem "pelo manual" foi uma "diferença imperceptível", como escrevi acima. Então, esse é o motor.

Há muitas outras peças em uma bicicleta e todos podem escolher como tratá-las durante os primeiros quilômetros, eu faço isso do lado mais cuidadoso.

#10 ·
Pergunta para a colmeia - como você fez o amaciamento da sua ZX4R/RR? E quantos quilômetros/km você rodou até acelerar tudo? Você acelerou tudo na primeira pilotagem ou seguiu o período de amaciamento e as instruções recomendadas sem desvios?

Eu me comportei bem no geral, mas desviei do amaciamento recomendado no início. Eu não acelerei tudo, e também reduzi as marchas com frequência.
Alguns ciclos de aquecimento sob carga constante através das rotações
Aumentando gradualmente as rotações
Após algumas pilotagens, a moto está amaciada

#11 ·
Ligue a moto enquanto coloca o seu equipamento.
A moto deve estar quente quando estiver pronto para andar.
Nos primeiros quilómetros, ande com calma para AQUECER TOTALMENTE.

Depois, deixo-a ir.
Aceleração total até à linha vermelha e desaceleração total na mesma mudança para amaciar os anéis.
Faço isto várias vezes na mesma mudança e depois ando normalmente durante cerca de 10 minutos, encontro um local para parar, desligo-a e deixo-a arrefecer totalmente.

Após uma pausa de 30 minutos, repito os passos mais uma vez.
Três rondas disto num período de 2 horas com arrefecimentos completos e os anéis estão amaciados, divertiu-se e está pronta para a 1ª mudança de óleo aos 50-100 quilómetros.

Está agora pronto para os dias de pista ou para andar normalmente, como entender.
Mude o óleo novamente aos 250 quilómetros e aos 500 quilómetros enquanto anda como se ela tivesse sido roubada.
Mudança de óleo aos 1.000 quilómetros com óleo totalmente sintético à sua escolha e, em seguida, utilize os intervalos de mudança de óleo padrão, a seu critério.

Fiz esta configuração exata na minha Ninja400 e, depois de apenas 68 quilómetros, fiz um dia de pista de 3 dias com ela.
360 quilómetros depois dos meus dias de pista, mudei o óleo.
Estou agora com 580 quilómetros e à espera da marca dos 750-1.000 quilómetros para colocar algum óleo totalmente sintético.

Faço o mesmo com qualquer carro novo que compro, tudo com excelentes resultados e mais de 200.000 quilómetros ou mais sem problemas ou consumo de óleo.

• Like
Reactions: Fiddyone
#12 · (Edited)
Fiz as minhas primeiras 10 milhas ou mais pela cidade, apenas andando de sinal de parada em sinal de parada. Dessa forma, é tudo carga e freio motor. Isso é tudo o que consegui com o limite de 4k do manual. Eu queria evitar forçar o motor mais do que qualquer coisa e este pequeno motor parecia realmente infeliz abaixo de 4k em 5ª e 6ª. Então, aumentei a luz de mudança para 6k e estou fazendo minhas primeiras cem milhas, chegando a esse ponto e evitando cruzeiros. Normalmente, sou muito "pelo livro", mas a menos que você esteja nos subúrbios, seguir o livro ao pé da letra simplesmente não funciona com esta moto.

#13 ·
Segui as diretrizes de amaciamento na maior parte do tempo. Às vezes, ultrapassei um pouco as rotações por minuto que eu deveria manter. Depois que passei do ponto de amaciamento, comecei a levar até a linha vermelha sempre que tinha uma chance.