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Primeira troca de óleo

14K views 27 replies 14 participants last post by  SCNinja400  
#1 ·
Troquei o óleo às 298 milhas esta tarde.
Fiquei chocado com a pouca quantidade de metal que parecia estar no óleo.
Deixei o filtro drenar. Vou cortá-lo e inspecioná-lo numa data posterior.
O filtro de óleo estava incrivelmente apertado. Imaginei um sujeito com os braços do Popeye apertando-os na fábrica!
Havia uma sujeira preta e oleosa na parte inferior esquerda que acredito ter vindo da linha dentro da carenagem inferior esquerda.
 
#7 ·
Você não precisa puxar a carroceria nem nada.
O que você precisa saber?
Você não precisa puxar nenhuma carroceria para drenar o óleo, mas não havia como colocar minhas mãos lá para puxar o filtro, especialmente com um motor quente.
Dois parafusos e alguns pinos de pressão no lado esquerdo me deram espaço suficiente para fazer o filtro.
 
#4 ·
Você coloca óleo Kawi Dino normal para o resto da rodagem ou muda para sintético? Tenho que fazer a minha primeira troca de óleo em breve e tenho óleo Kawi Dino de fábrica e Motul 7100, tentando decidir qual usar.
 
#5 ·
Vou andar de Kawasaki regularmente até bem além dos 600, e pelo menos um dia na pista.
 
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#6 ·
Eu também troquei o óleo, incluindo o filtro, por volta de 300 milhas, e sim, o mesmo aqui, sem metal visível. Tive que usar uma chave de cinta para soltar o filtro, e ao recolocá-lo, eu estava alcançando entre os coletores. Dependendo da dificuldade de remover a carenagem lateral esquerda, posso simplesmente fazer isso de agora em diante, há muito pouco espaço com ela no lugar.
 
#28 ·
É o mesmo que uma lista muito longa de modelos Kawasaki. 16097- 0008
Estou me preparando para fazer minha primeira revisão e fiquei agradavelmente surpreso que o filtro de óleo é o mesmo entre a ZX6 e a ZX4. Mudei para filtros de óleo K&N na minha ZX6 há 3 anos por causa da localização e da porca superior. Tenho um filtro de óleo 16097- 0008 novo em folha que está na garagem há alguns anos e que finalmente poderei usar na ZX4.

Image
 
#13 ·
Óleo trocado a 509 milhas, era o óleo de amaciamento mais limpo que eu já vi. Um pedacinho muito pequeno de glitter super fino na panela, mas só visível depois de ficar um tempo parado. Tive que espetar o filtro com uma chave de fenda para gerar torque suficiente para removê-lo, por que Kawi?
 
#14 ·
Troquei o óleo com 509 milhas, era o óleo de amaciamento mais limpo que eu já vi. Um pedacinho muito pequeno de glitter super fino na panela, mas só visível depois de ficar um tempo parado. Tive que espetar o filtro com uma chave de fenda para gerar torque suficiente para removê-lo, por que Kawi?
Sim, definitivamente não foi apertado com os 17,5 Nm que o manual da oficina recomenda.
 
#17 ·
Fiz a troca de óleo hoje com 400 milhas. Parecia bastante turvo. Minha chave de cinta do filtro esmagou parcialmente o filtro. Estava mais apertado do que eu pensava que deveria estar. Números do filtro iguais aos descritos. Filtro de Taiwan original.
 
#18 · (Edited)
Primeira troca de óleo ontem aos 947 km.

Toda a rodagem foi feita em agosto com calor de 35°C+ e alta umidade.

Aproximadamente 1/3 foi na rodovia. Algumas paradas em semáforos aqui e ali, talvez cerca de 70 km de condução na cidade no total.
O restante foi nas curvas.

Primeira vez que estou amaciando uma motocicleta, não acho que fui particularmente gentil com ela. Muitas acelerações e desacelerações fortes nos primeiros 100 km.
Quando perguntei, o mecânico disse que, em relação a uma primeira troca de óleo "normal", a minha tinha mais metal.

Suspeito que a maioria das pessoas aqui (no Japão) opte por uma rodagem "mais suave", então isso pode distorcer a definição de normal.
Com base em discussões online japonesas, parece que muitas pessoas aqui optam por andar na rodovia em 6ª marcha a 6.000 RPM por 1000 km. O que não me parece particularmente bom para os anéis do pistão.

Curioso para saber se sua primeira troca de óleo foi assim.
 
#19 ·
Primeira troca de óleo ontem aos 947km.

A rodagem foi feita em agosto com calor de 35°C+ e alta umidade.

Aproximadamente 1/3 foi na rodovia. Alguns semáforos aqui e ali, talvez cerca de 70km de condução na cidade no total.
O restante foi nas estradas sinuosas.

Primeira vez que estou amaciando uma motocicleta, não acho que fui particularmente gentil com ela. Muitas acelerações e desacelerações fortes nos primeiros 100km.
Quando perguntei, o mecânico disse que, em relação a uma primeira troca de óleo "normal", a minha tinha mais metal.

Suspeito que a maioria das pessoas aqui opte por uma rodagem "mais suave", então isso pode distorcer a definição de normal.
Com base em outras discussões online, parece que muitas pessoas aqui optam por andar na rodovia em 6ª marcha a 6.000 RPM por 1.000km. O que não me parece particularmente bom para os anéis do pistão.

Curioso para saber se sua primeira troca de óleo foi assim.

A minha não parecia assim. Parece um pouco leitoso, como se houvesse um pouco de água lá dentro.
 
#24 ·
Não importa como seja a primeira troca de óleo, a segunda é mais reveladora. Fiz a primeira com 600 milhas, colocando óleo não sintético, e a segunda com 1000, passando para totalmente sintético.

A primeira troca deve ver a grande maioria do metal à medida que o motor se instala no estado operacional. Se houver muito metal ou descoloração do óleo na segunda rodada, você deve se preocupar um pouco mais.

Para a ingestão de água, a maioria dos sistemas de admissão tem rotas de drenagem para óleo e água que DEVEM pegar qualquer água perdida que entre no sistema.
 
#27 · (Edited)
A água vai ferver para fora do respiro da cárter quando ficar quente o suficiente e ser ingerida na caixa de ar, no motor e para fora do escapamento. Há um caminho para a água evaporar e escapar. O óleo leva muito mais tempo para atingir a temperatura do que o líquido de arrefecimento, e ele precisa ser mantido em torno de 180F ou mais quente para começar a evaporar toda a umidade no cárter. A água ferve a 212F, mas você não precisa atingir essa temperatura para fazê-la evaporar. Mas você tem que dar tempo para ela cozinhar. Quando o motor está quente e você o desliga, ele puxa a umidade de volta para o cárter enquanto esfria. O ar quente é muito mais suscetível a absorver água do que o ar frio. É por isso que é importante fazer algumas corridas longas com o motor para deixá-lo realmente aquecer. As viagens curtas são as piores, pois permitem que a umidade se acumule. Os medidores de temperatura do óleo são mais úteis para mim para saber quando o motor está muito frio para desligar, mas a maioria das pessoas só pensa em usá-lo para ficar de olho nas temperaturas quentes. Isso se torna muito evidente quando você tem uma tampa do motor com janela e pode ver a umidade no cárter e quanto tempo leva para ferver.
Este vídeo mostra bem a umidade na tampa da embreagem com janela do lado direito. A água está literalmente pingando pela janela. Depois de 25 minutos de pilotagem, ela se foi: