EDIT: Vídeo final aqui ZX-4R Engine Layout.mp4
Para preencher o tempo de espera e porque adoro vários layouts de motores, reservei um tempo para modelar a cambota, os pistões e as bielas da ZX-4R. Eles têm cerca de 80-90% de precisão dimensional (exceto o diâmetro e o curso, que é claro estão corretos, pois são conhecidos). Só trabalhei a partir do catálogo de peças e das suas imagens de baixa resolução (Revzilla). Ainda não consigo encontrar fotos reais das peças online, mas o objetivo não é ser totalmente preciso, apenas que o tamanho e o layout estejam corretos. O motor principal modelado aqui é realmente muito semelhante ao ZXR400, a única grande diferença é que o ZXR400 tem a engrenagem principal que transfere a potência diretamente para a cambota, substituindo um dos contrapesos, a ZX-4R tem a engrenagem na extremidade (que não modelei porque quero focar apenas no layout do motor).
Fiz o mesmo para o nosso Vitpilen 401 (o mesmo motor que o Duke 390) monocilíndrico de 373cc, pois mais tarde quero adicionar os nossos motores V2 (XB12R), L2 (Moster S4) e V4 (VFR 800) para ter uma comparação visual no final (e alguns 4 cilindros maiores também).
Aqui está a curta animação para a ZX-4R
www.dropbox.com
As renderizações estáticas são tiradas do mesmo ângulo, por isso estão em escala relativa entre si para comparabilidade.
ZX-4R:
Vitpilen 401:
Para preencher o tempo de espera e porque adoro vários layouts de motores, reservei um tempo para modelar a cambota, os pistões e as bielas da ZX-4R. Eles têm cerca de 80-90% de precisão dimensional (exceto o diâmetro e o curso, que é claro estão corretos, pois são conhecidos). Só trabalhei a partir do catálogo de peças e das suas imagens de baixa resolução (Revzilla). Ainda não consigo encontrar fotos reais das peças online, mas o objetivo não é ser totalmente preciso, apenas que o tamanho e o layout estejam corretos. O motor principal modelado aqui é realmente muito semelhante ao ZXR400, a única grande diferença é que o ZXR400 tem a engrenagem principal que transfere a potência diretamente para a cambota, substituindo um dos contrapesos, a ZX-4R tem a engrenagem na extremidade (que não modelei porque quero focar apenas no layout do motor).
Fiz o mesmo para o nosso Vitpilen 401 (o mesmo motor que o Duke 390) monocilíndrico de 373cc, pois mais tarde quero adicionar os nossos motores V2 (XB12R), L2 (Moster S4) e V4 (VFR 800) para ter uma comparação visual no final (e alguns 4 cilindros maiores também).
Aqui está a curta animação para a ZX-4R
Dropbox
As renderizações estáticas são tiradas do mesmo ângulo, por isso estão em escala relativa entre si para comparabilidade.
ZX-4R:
Vitpilen 401: