A aparĂȘncia Ă© um ponto Ăłbvio, Ă© claro (o 40Âș aniversĂĄrio Ă© simplesmente chef's kiss), mas posso resumi-lo da melhor forma como "Parece uma moto esportiva sem ser tĂŁo esportiva".
Acelerar o acelerador dĂĄ a vocĂȘ o grito lento de um motor de 4 cilindros em linha de alta rotação, a ação suave de bater na caixa de cĂąmbio com o quickshifter e a sensação de velocidade... exceto que vocĂȘ estĂĄ a 60 mph, nĂŁo a 120 mph. Para ser claro, eu tenho menos de zero desejo de atingir 120 mph em estradas pĂșblicas esburacadas cheias de veados, motoristas de minivan e folhas molhadas.
A ergonomia também se encaixa neste ponto. à certamente uma posição de pilotagem mais esportiva do que uma Ninja 650 ou MT-07, mas é apenas relaxada o suficiente para que eu possa andar o dia todo. Comparado a uma 600 ou 1000 que me dobra em uma esfera de puro sofrimento depois de uma ou duas horas, a ZX-4RR é totalmente razoåvel.
Antes de esta moto ser anunciada, eu estava olhando para uma GSX-R 750 (adoro aquele azul e branco, com o logotipo vermelho dando um pequeno toque de contraste perfeito), pensando nas vĂĄrias modificaçÔes que eu precisaria fazer para transformĂĄ-la na moto que eu queria. Mesmo que eu a tivesse adaptado ao meu gosto, eu sabia que ela ainda teria dramaticamente mais potĂȘncia do que eu jamais gostaria ou precisaria. Eu me atenho a estradas sinuosas quase exclusivamente (saudaçÔes Ă California Highway 9), e eu gosto de realmente usar a caixa de cĂąmbio; mudar para a 2ÂȘ ou 3ÂȘ marcha e ficar lĂĄ por 3 horas seguidas nĂŁo me parece tĂŁo divertido.
Em um ponto, eu estava atĂ© desesperado o suficiente para olhar para as importaçÔes de 400cc dos anos 90. Conseguir essas motos aqui na CalifĂłrnia Ă© uma dor de cabeça, alĂ©m do fato de que sĂŁo motos com 30 anos que geralmente foram destruĂdas. Adicione a quase total falta de peças de reposição, e elas nĂŁo pareciam tĂŁo viĂĄveis.
Eu praticamente me resignei a conseguir uma das inĂșmeras gĂȘmeas paralelas que inundam o mercado. Claro, elas geralmente soam ok, parecem e se sentem meio vagamente esportivas e funcionam bem nas estradas que eu amo, mas elas sĂŁo tĂŁo...boas. VocĂȘ ganha torque e bom manuseio, mas nĂŁo ganha entusiasmo. Eu li resenhas da ZX-25R e anseiei pelo impossĂvel (certamente nĂłs, 'Muricanos grosseiros e obcecados por cavalos de potĂȘncia, nunca poderĂamos desfrutar da alegria sublime de uma verdadeira moto esportiva de pequena capacidade).
Com certeza, quando os rumores da ZX-4R começaram a surgir, eu os descartei como bons demais para serem verdadeiros. Quando foi anunciado de verdade, eu nĂŁo pude acreditar. Minha moto dos sonhos Ă© real, e ela estĂĄ sendo vendida em concessionĂĄrias de verdade por dinheiro de verdade. Felizmente, eu nĂŁo tinha dinheiro sobrando para pegar uma em 2023. O que eu pensei ser uma maldição acabou sendo uma bĂȘnção quando o 40Âș aniversĂĄrio foi anunciado; depois de ver a manchete em roadracingworld.com, abrir o artigo e respirar fundo, eu imediatamente depositei meu depĂłsito na concessionĂĄria local.
E agora estou aqui com todos vocĂȘs, pessoas finas, feliz como tudo.